"Exposição de Casitas na Galeria Municipal"


Vai estar patente na Galeria Municipal de 21 de janeiro a 2 de fevereiro uma exposição de casas rurais em miniatura, da autoria de Rui Lopes. 

A exposição será inaugurada no próximo sábado, 21 de janeiro, às 17h00 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 15h00 às 19h00. 

Nos dias 22, 28 e 29 de janeiro, o público terá a oportunidade de assistir ao vivo à construção de casitas em pedra pelo artista.


Rui Manuel Ferreira Louro nasceu em Alcanena a 12 de setembro de 1952. Trabalhador da construção civil, como profissão, sendo a sua arte um reflexo claro do saber fazer de uma vida. Reside em Bugalhos, freguesia do Concelho de Alcanena.

Participou em diversas exposições, onde trabalha ao vivo, nomeadamente, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, na Escola Secundária e na Feira de Artesanato, em Alcanena e na Biblioteca Escolar da Escola Dr. Ruy d’Andrade do Entroncamento.

SOBRE AS CASITAS 
Conhecedor das técnicas de construção, Rui Louro tem um hobby dedica-se no seu tempo livre à construção de Casas Rurais em Miniatura. Na imprensa chegam a apelidá-lo como “o Arquiteto” ao falarem da sua “arte da minúcia”.
Recorrendo à pedra, elemento natural da região, elabora as pequenas casas a partir da sua imaginação, sem recorrer a cópias de edificações já existentes. O seu registo artístico, com matriz naïf, não procura identificar regiões e, por isso, mistura diferentes estilos e zonas do mundo rural, sendo esta a tónica que o carateriza.

Os pormenores observados na sua obra revelam a preocupação de réplica sobre a realidade. A inclusão de animais demonstra-o. Também, a partir da natureza, onde recolhe materiais diversos (por ex. pedaços de ramos de árvores), para os transformar em escadas, grades de varandas, bancos, portões, janelas e pequenos vasos.


O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário