Caminhos de Santiago - Municípios do Médio Tejo celebram protocolo com Turismo do Centro


As Câmaras Municipais de Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere vão assinar, no próximo dia 30 de janeiro de 2016, pelas 11 horas, na Igreja Matriz de Atalaia, Vila Nova da Barquinha, um protocolo com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal com vista à sinalização do Caminho de Santiago uma vez que o este tem conhecido um aumento anual de peregrinos. 


A cerimónia ficará marcada pela apresentação da marcação do Caminho e dos azulejos e setas com o símbolo (concha), com que as autarquias pretendem sinalizar esta rota dentro da área geográfica de cada concelho, garantindo a uniformidade do mesmo, com o objetivo de colmatar a ausência de informações ou sinalização, bem como apoiar os peregrinos, facilitando a sua orientação, deslocação e comodidade.

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do protocolo assinado entre a Turismo Centro de Portugal e a Associação de Peregrinos Via Lusitana, que visa a colocação de sinalética na totalidade do troço do Caminho de Santiago que atravessa a região Centro.

No concelho de Vila Nova da Barquinha, além dos azulejos colocados em marcos, será também colocada ao longo de todo o percurso outra sinalética, nomeadamente painéis informativos, desde o Pedregoso, no início do Caminho, até à ribeira de Tancos, junto ao Ecocentro, no limite do norte do concelho. O percurso integra a antiga Estrada Real Lisboa-Porto, que conduz os peregrinos da Quinta da Cardiga ao Pedregoso, entrando no concelho de Vila Nova da Barquinha.

O Turismo Religioso assume-se como sendo um produto estratégico para o Centro de Portugal pelo que importa dinamizá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário