Vila Nova da Barquinha - À mesa com azeite 2016


Com um número recorde de restaurantes participantes, Vila Nova da Barquinha prepara-se para oferecer aos seus visitantes mais uma mostra gastronómica. Entre 5 de novembro e 4 de dezembro de 2016 realiza-se a 16.ª edição consecutiva do evento “À mesa com azeite”, iniciativa que pretende lembrar a tradição da produção do azeite no concelho, através da degustação de iguarias confecionadas com este precioso e saudável produto.

Pratos como Petingas no Forno com Azeite, Bacalhau à Lagareiro, Sopa de Couve com Feijão, ou Polvo à Lagareiro, entre outros, servem para provar o azeite novo que é produzido no concelho de Vila Nova da Barquinha. Noutros tempos, a olivicultura tinha tal importância para a economia deste território, que no brasão de armas do concelho figuram duas oliveiras, chegando a existir mais de vinte lagares de azeite aqui a laborar, no século passado.



A iniciativa do Município de Vila Nova da Barquinha, em parceria com 11 restaurantes do concelho - Almourol (Tancos), Carroça (Limeiras, Praia do Ribatejo), Chico (Praia do Ribatejo), Recanto da Barquinha (V. N. Barquinha), Ribeirinho (V. N. Barquinha), Soltejo (V. N. Barquinha), STOP (Atalaia), Tasca com Arte (Cardal, V. N. Barquinha), Tasquinha da Adélia (V. N. Barquinha), Tasquinha da Aringa (Praia do Ribatejo) e Trindade (V. N. Barquinha) - tem como objetivos a divulgação e a preservação destas memórias. E nada melhor do que fazê-lo à mesa.

O azeite é um dos produtos alimentares mais antigos do mundo e tem vários benefícios para o ser humano pois combate o envelhecimento, aumenta os níveis do chamado “bom colesterol” (HDL), previne doenças cardiovasculares e ajuda na diminuição da pressão arterial, protege o sistema digestivo e ajuda nas suas funções além de prevenir vários tipos de cancro graças às suas propriedades antioxidantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário