Novo Jardim de Infância em Vila Nova da Barquinha


A construção do novo Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha, no local da antiga EB1, junto ao Centro de Saúde, vai ter início em breve, uma vez que está já assegurado o financiamento através de fundos comunitários. 
A obra, a adjudicar por concurso público no mês de outubro, terá a duração de 8 meses e um custo de cerca de 852 mil euros, comparticipados pelo Programa Operacional Regional/Portugal 2020, no âmbito do “Desenvolvimento de Infraestruturas de Formação e Ensino – Infraestruturas Educativas para o Ensino Escolar (Ensino Básico e Secundário)”, em 85% das despesas elegíveis. 


A intervenção consiste numa grande remodelação do edifício já existente, cujo projeto de execução foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo municipal de 26 de agosto, criando um espaço com uma linguagem arquitetónica mais urbana e atual. Uma afirmação de contemporaneidade que irá constituir uma mais-valia no processo de qualificação urbanística da sede de concelho.

O moderno edifício que irá ganhar forma no entroncamento da Rua de Dissay com a Rua dos Bombeiros, será dotado de maior conforto térmico, acústico e visual, bem como de condições de segurança adaptadas ao ensino pré-escolar.

O novo Jardim de Infância terá capacidade para 75 crianças, distribuídas por 3 salas de turma e 1 de atividades. O edifício irá dispor de sala polivalente, refeitório, cozinha, espaços de apoio, balneários/vestiários e gabinetes para o pessoal e Educadores. No exterior, a área de recreio será ampla e ficará dotada de diversos equipamentos lúdicos e desportivos para os mais pequenos, numa envolvente ajardinada e arborizada previamente existente.

A empreitada contempla ainda a criação de 5 novos lugares de estacionamento para ligeiros e 1 para veículos pesados de passageiros na Rua dos Bombeiros.

O Município de Vila Nova da Barquinha pretende que este novo espaço educativo seja indutor de uma nova formação como resultado de exemplaridade pedagógica que advenha da qualidade das novas instalações. Este é mais um passo para a constituição de um parque escolar de excelência no concelho, um dos melhores do país, fator já reconhecido por diversas entidades oficiais, nomeadamente membros do governo e do Ministério da Educação, aquando da visita no pretérito mês de maio de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário