Comemorações do Dia Municipal Para a Igualdade


No âmbito das Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade que se assinala no dia 24 de outubro, o Município do Entroncamento promoveu diversas ações de sensibilização junto da comunidade sobre a temática.

No domingo, dia 23 de outubro decorreu uma Caminhada para a Igualdade, na qual os participantes usaram uma peça de roupa branca simbolizando a iniciativa e que contou com o apoio das duas Juntas de Freguesia do Concelho que ofereceram o lanche aos participantes. 

No dia 24 de outubro, celebrou-se o Dia Municipal para a Igualdade, numa sessão que decorreu durante a manhã no Centro Cultural. O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, efetuou a abertura da sessão e referiu a importância da participação de toda a comunidade no trabalho a desenvolver na Implementação do Plano Municipal para a Igualdade.



Na referida sessão, foi apresentado o Guião de Implementação do Plano, pela Dr.ª Sandra Pascoal, Técnica Superior da autarquia e pela Dra. Fernanda Maria Maurício. De salientar que o Município do Entroncamento pretende elaborar um Plano Municipal para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, tendo como finalidade apoiar a implementação de políticas concelhias integradas ao nível da promoção da Igualdade, através da criação de um Gabinete de Apoio e Promoção à Igualdade de Género no Entroncamento (Criação de GAPIGE -  Comunidade). 
O Plano Municipal é um instrumento de planeamento de trabalho que estabelece a estratégia de transformação das relações sociais entre homens e mulheres, cuja finalidade é apoiar a implementação de políticas concelhias integradas ao nível da promoção da Igualdade, com a participação das diversas estruturas do Município, outras entidades locais e respetivos munícipes na sua conceção, implementação e avaliação.

O evento contou com a presença do Chefe António Rodrigues da Esquadra da Policia do Entroncamento, o qual apresentou alguns indicadores referentes às diversas denúncias recebidas, relativas às situações de violência.  

A Palestra sobre “Violência Doméstica” teve como oradora, Dra. Carmen Ludovino, Gestora do Gabinete de Atendimento à vitima da APAV de Santarém que efetuou a sua intervenção com base no trabalho desenvolvido, assim como no encaminhamento em termos legais das situações, testemunhando ainda as suas experiências profissionais, acerca desta realidade.

Foi apresentado um vídeo da autoria do Lar da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento com a colaboração dos utentes que integram o Programa Reviver, apelando para a promoção da Igualdade de Género e a não discriminação, enquanto fator de coesão e inclusão social.

A sessão foi encerrada com a atuação Rancho Folclórico do Cere.

Referimos ainda, a colaboração da Escola Profissional Gustave Eiffel, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, da Universidade Sénior e da artista Elsa Marques que apresentaram diversos trabalhos artísticos sobre a temática da Igualdade, os quais se encontram expostos no átrio da Câmara Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário