Transporte a Pedido chega a Vila Nova da Barquinha

A partir de maio de 2016, Vila Nova da Barquinha terá um novo serviço ao dispor dos cidadãos, o "Transporte a Pedido".
Este é um projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e consiste num serviço de transporte público inovador que promete mudar a mobilidade no território, tornando-a mais flexível e inclusiva, procurando agregar as vantagens de maior flexibilidade associadas aos táxis com as vantagens de custos mais baixos associados aos autocarros.
À semelhança do transporte coletivo regular, o serviço de transporte a pedido tem circuitos, paragens e horários definidos, no entanto, o utente é que solicita o transporte mediante reserva prévia da viagem que pretende efetuar, sendo o veículo partilhado com outros passageiros cujas viagens apresentem um padrão idêntico ou se intercetem.


No Concelho de Vila Nova da Barquinha, o “Transporte a Pedido” prevê o trajeto entre Cafuz – Praia do Ribatejo – Tancos – Vila Nova da Barquinha – Cardal – Moita do Norte – Atalaia – Entroncamento, cujo mapa de circuitos pode ser consultado na página do Município (http://www.cm-vnbarquinha.pt/index.php/pt/viver/transporte-a-pedido) ou em http://transporteapedido.mediotejo.pt
Para as localidades contempladas existirão paragens devidamente identificadas com o símbolo do “Transporte a Pedido”, circuitos e horários definidos, sendo que estes últimos irão variar segundo o período da época escolar.
As reservas poderão ser efetuadas através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226 até às 15h00 do dia útil anterior ao dia da viagem. As reservas efetuadas após as 15h00 apenas serão aceites para paragens que já tenham reservas registadas.
No Município de Vila Nova da Barquinha o serviço de “Transporte a Pedido” será realizado por táxis (de 8 ou de 4 lugares) e/ou por autocarros, dependendo do período de época escolar, que apresentarão um dístico identificativo. O bilhete será cobrado pelo motorista e por viagem e as tarifas irão variar entre 1,60€ e 5,10€ de acordo com a distância origem/destino, existindo, no entanto, a possibilidade do utente adquirir uma carteira de bilhetes pré-comprados.
O projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), promovido em contexto de experiência piloto, abrange cerca de 4 mil habitantes e encontra-se atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes, Mação, Sardoal e Ourém.
No âmbito do arranque do projeto Transporte a Pedido, irão realizar-se, numa primeira fase, três sessões de esclarecimento à população, no dia 8 de maio (domingo) em Madeiras (Associação de Bem Estar Social das Madeiras - 10h00), Praia do Ribatejo (Salão da Junta de Freguesia - 15h00) e Limeiras (Centro Cultural e Desportivo Limeirense - 17h00).
Para informações adicionais sobre o projeto poderá contactar a CIMT através do número de telefone 241 360 444 ou do e-mail transporteapedido@cimt.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário