Vila Nova da Barquinha - XXII Mês do Sável e da Lampreia


Vila Nova da Barquinha vai ser palco, pelo 22.º ano consecutivo, de mais um verdadeiro festival dos sabores do rio. Entre 27 de fevereiro e 27 de março de 2016, seis restaurantes, em parceria com o município, promovem os paladares únicos da lampreia e do sável.
A mostra gastronómica tem como principal objetivo promover a cozinha típica e tradicional do concelho de Vila Nova da Barquinha. Banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão - este território tem no peixe do rio a sua principal fonte de sabores.


Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos restaurantes aderentes – Almourol, Chico, Ribeirinho, Soltejo, Stop e Tasquinha da Adélia – num concelho cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.


Ao provar os pratos únicos da gastronomia portuguesa e que remontam aos princípios da nacionalidade, os visitantes poderão ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol e conhecer um monumento ímpar e na região e no país, com um património arquitetónico e paisagístico magnífico (1 bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim-de-semana).

Além da gastronomia, Vila Nova da Barquinha dispõe agora de dois equipamentos únicos em Portugal – o Parque de Escultura Contemporânea Almourol e o Centro Integrado de Educação em Ciências – permitindo aos visitantes desfrutar do melhor dos sabores da cozinha típica em conjunto com o melhor da arte e da ciência.

Inaugurado em Julho de 2005, o parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha conquistou o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2007, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”. Em 2012, este espaço reconhecido e premiado acolheu um projeto único em Portugal, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, nomeado para melhor Exposição de Arte Contemporânea 2012 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Aqui os visitantes podem apreciar o melhor da escultura contemporânea portuguesa, com trabalhos de Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho. 

O novo Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC), é um dos mais recentes centros de divulgação da ciência em Portugal, atração ideal para todas as idades. Aqui é possível visitar as exposições interativas ou realizar a festa de aniversário para os mais novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário