Exercício da NATO com Posto de Atendimento no Centro Cultural da Barquinha

Com o objetivo de apoiar e esclarecer as dúvidas dos cidadãos civis durante o exercício militar Trident Juncture15, que está a decorrer na região, a organização, da responsabilidade da Força de Resposta da NATO, tem em funcionamento no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, até ao dia 6 de novembro, um Posto de Atendimento CIMIC (Civil-Military Cooperation).
O serviço funciona diariamente das 9h às 17h e é assegurado pela Companhia Geral CIMIC, que tem por missão a COORDENAÇÃO E COOPERAÇÃO CIVIL – MILITAR. No Trident Juncture 2015 para além da sua participação operacional no exercício, tem como responsabilidade a ligação com as autoridades locais e população da área territorial em que se vão desenrolar as operações militares, disponibilizando informação e minorando o impacto que o decorrer das atividades operacionais possa ter na vida das populações civis.

O Trident Juncture15 é um exercício militar de grande visibilidade que em Portugal vai decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tancos (concelho de Vila Nova da Barquinha), Tróia e Setúbal, contando, em território nacional, com mais de 10 mil efetivos de 14 países.
O exercício contará com 940 militares integrados na Força de Resposta da NATO e 2220 militares nos meios complementares. Portugal disponibilizará mais 3000 militares que funcionarão como forças de apoio (HNS - Host Nation Support), totalizando cerca de 6000 efetivos portugueses envolvidos neste exercício.


Períodos de maior atividade
Região de Tancos, Vila Nova da Barquinha
23 a 28 de Outubro
Deslocamentos de forças e meios entre o Regimento de Engenharia nº1 (antiga Escola Prática de Engenharia) e o Cais de Tancos (maioritariamente antes das 08:00 e após as 18:00);

Utilização do Cais de Tancos;
Movimento de materiais no Rio Tejo.
25 a 27 de Outubro

Movimento de forças para a Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida (antiga Base Aérea nº3) durante a noite e madrugada.
02 a 03 de Novembro

Deslocamentos de forças e meios entre o Regimento de Engenharia nº1 (antiga Escola Prática de Engenharia) e o Cais de Tancos (maioritariamente antes das 08:00 e após as 18:00);
Deslocamentos de forças e meios entre a Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida (antiga Base Aérea nº3) e o Cais de Tancos (maioritariamente antes das 08:00 e após as 18:00).

Região de Arripiado, Chamusca
23 a 28 de Outubro
Colocação de brita à frente do cais do Arripiado para suavizar o declive. A brita será removida no final do exercício.

25 a 27 de Outubro
Movimento de forças entre o Campo Militar de Santa Margarida e a Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida (antiga Base Aérea nº3) durante a noite e madrugada.

02 a 03 de Novembro
Após a transposição do Rio Tejo as forças deslocam-se para o interior do Campo Militar de Santa Margarida através de estradas e caminhos públicos e privados.

Sem comentários:

Enviar um comentário