Exposição “Coelho da Silva: A Nazaré do Mar e da Terra”

Com abertura a 3 de outubro, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e a “Casa do Adro - Associação Cultural” apresentam “Coelho da Silva: A Nazaré do Mar e da Terra”, uma exposição sobre este artista multifacetado, que dedicou grande parte da sua obra à temática nazarena, selecionando aspetos diversos, uns mais ligados ao mar, à praia e à pesca, outros aos recantos urbanísticos e figuras populares da Nazaré.


Ourives de profissão, natural de Baltar, Manuel Coelho da Silva (10.02.1909 - 04.04.1995) fixa-se na Nazaré, depois de um percurso por Lisboa e Alcobaça. Nesta vila piscatória, a par do seu estabelecimento de ourivesaria, convive de perto com as gentes locais e as suas lides diárias, que coloriam a praia e as ruas da vila. 
Este é o motivo central da sua obra artística, quer sobre placas de cobre, quer em óleos sobre tela ou cartão, gradualmente substituídos por aguarela, experimentando ainda o barro. 
Em composições de sensibilidade naïf, a diversidade da obra de Coelho da Silva acaba por valer como um registo da realidade sociocultural da Nazaré em meados do século XX, e simultaneamente como documento etnográfico e pretexto para uma reflexão sobre a capacidade de produção de memória. É considerável o número de obras que vêm a integrar o acervo do Museu Dr. Joaquim Manso. É parte dessa coleção que aqui se apresenta ao público, selecionando a temática marítima, em simultâneo com um núcleo proveniente da família, mais dedicado à “terra”, apresentado no edifício da Antiga Casa da Câmara, na Pederneira.

Programa complementar: 
3 Outubro 
15h | Abertura da exposição no Museu Dr. Joaquim Manso 
16 h | Abertura da exposição na Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, com Vinho de Honra oferecido pela Quinta do Lagar Novo e Tertúlia com Maria Cecília Louraço, Eugénio Couto, Maria Emília Sierra Couto e José Soares. 

7 Novembro 
Actividade oficinal para crianças (a divulgar oportunamente) 

Organização: Museu Dr. Joaquim Manso e Casa do Adro – Associação Cultural
Apoio: Câmara Municipal da Nazaré, Associação Recreativa Pederneirense e Quinta do Lagar Novo 


Espaços de exposição: 
Museu Dr. Joaquim Manso 
Rua D. Fuas Roupinho 
2450-065 Sítio | Nazaré 

Antiga Casa da Câmara 
Largo Bastião Fernandes 
2450-060 Pederneira | Nazaré 

Horário: 
3 de Outubro a 12 de Novembro, terça-feira a domingo, das 10h às 18h 

Contactos: 
Museu Dr. Joaquim Manso | Direcção Regional de Cultura do Centro 
Rua D. Fuas Roupinho, 2450-065 Sítio | Nazaré 
telef. 262562801 | mjmanso@drcc.pt 

Casa do Adro - Associação Cultural
Travessa do Pocinho nº 2, 2450-060 Pederneira | Nazaré 

Sem comentários:

Enviar um comentário