A 'première' de Toques do Caramulo em França

A estreia de Toques do Caramulo em território francês terá lugar a 29 de Agosto, no Festival Traversées Tatihou, na Normandia. A mais identitária criação d’Orfeu vive um ano de plena internacionalização, com a maioria dos seus concertos a ter lugar fora de Portugal. Depois de Tatihou este mês, os Toques do Caramulo regressarão à Normandia em Novembro para cumprir, no Festival Musique sous les Embruns, presença nos dois principais certames dedicados às músicas do mundo naquela região noroeste de França.

O Festival Les Traversées Tatihou concretiza, em 2015, a sua 21ª edição e é um evento musical único na Normandia e, quiçá, no mundo. Tatihou é uma ilha continental (ao largo do porto de Saint-Vaast-la-Hougue) que, durante a maré baixa, se torna acessível a pé. É fazendo essa travessia, por entre poças de água salgada e areia molhada, que o público chega ao local dos concertos na ilha. Artisticamente, o festival congrega um cartaz de músicas de todo o mundo, oferecendo ao público a oportunidade de descobrir novas culturas, numa programação que privilegia as geografias ligadas à água. Nesse sentido, a presença portuguesa apresenta um projecto de música da nascente, ou não fosse todo o sopé ocidental da Serra do Caramulo - uma montanha litoral, de onde todo o repertório é originário -, um leito de relações culturais entre a serra e o mar.
França é o 10º país do percurso internacional de Toques do Caramulo, depois de Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Sérvia, Turquia, Moldávia, Hungria e Cabo Verde. Em Portugal, o próximo concerto de Toques do Caramulo terá lugar a 20 de Setembro, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário